segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Qual deles é você?

Como você lida com a adversidade?

Uma moça queixou-se a sua mãe sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que, assim que um problema estava resolvido, um outro surgia.

Então, sua mãe levou-a até a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo, as panelas começaram a ferver. Em uma delas, colocou cenouras, em outra, ovos e, na última, pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ela estaria fazendo.

Minutos depois, ela apagou o fogo. Pegou as cenouras, os ovos e o café, colocando-os em recipientes separados. Virou-se para a filha e perguntou:

- Querida, o que você está vendo?

- Cenouras, ovos e café - ela respondeu.

Ela a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.

Ela, então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura.

Finalmente, ela lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao sentir seu aroma delicioso e então perguntou:

- O que isto significa, mãe?

- Cada um destes - a cenoura, o ovo e o café - enfrentou a mesma adversidade, a água fervendo, mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura, outrora crua e rígida, amolecera e se tornara frágil. Os ovos, antes frágeis, mesmo com sua casca protegendo o líquido interior, tornaram-se firmes e mais resistentes. Já o pó de café é incomparável: depois que o coloquei na água fervente, ele mudou a própria água.

Após profundo silêncio, a mãe prosseguiu:

- Qual deles é você? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é a cenoura, o ovo ou o pó de café? Você é como a cenoura, parecendo firme e forte, mas, com a dor e a adversidade, murcha e se torna frágil, perdendo sua força? Ou será que você é como o ovo, começando maleável, mas, depois de sofrer alguma pressão da vida, torna-se dura? Sua "casca" até parece a mesma, mas por dentro, você está dura. Será que você é como o pó de café? Você transforma o meio que a aflige, altera o que está trazendo a dor e oferece algo melhor e mais gostoso do que havia antes da adversidade?

Elas se abraçaram e choraram de alegria por terem uma à outra.

Refletindo

E você, como você lida com a adversidade? Pense nisto. Você é a cenoura, o ovo ou o café?

 Que Deus o faça como o pó de café, que quando as coisas ficam ruins, você possa reagir de forma positiva, se tornando melhor sem se deixar vencer pelas circunstâncias, e fazendo com que as coisas em torno de você também se tornem melhores!

 Que diante da adversidade da vida exista sempre uma luz que ilumine teu caminho e a todas as pessoas que te rodeiam. Para que possas sempre espalhar e irradiar com tua força, otimismo e alegria o “doce aroma do café”

 Para que nunca perca esse cheiro agradável e inigualável que só você sabe transmitir às pessoas.
E transformar a adversidade em algo melhor, amparado por Deus.

  Uma vida não tem importância se não for capaz de imputar positivamente a outras vidas.

(Autor desconhecido)

4 comentários:

Gabriel Pio disse...

Oi,Catarina!Que história legal! O seu blog é muito bonito e cheio de paz. Gostei muito. Meu nome é Gabriel Pio,sou filho da Angela, do blog Nos Passos de Jesus, tenho 7 anos ,mas quem escreve pra mim é minha irmã Joana,de 12 anos do "Pedacinho do Céu". É que eu ainda sou pequeno e estou aprendendo a escrever certo. Ela me ajudou a fazer um blog, onde coloco orações, brincadeiras e outras coisinhas de criança. Mas eu dou ideias, ajudo a escolher as postagens e tudo mais. Acho que você vai gostar do meu bloguinho. Vou ficar muiot feliz com sua visita. Estou levando seu lin k comigo.
Que Deus te ilumine. Abraços do Gabriel

mundodogabriel.blogspot.com

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Maravilhoso texto!

Que Deus nos dê a graça de sermos café!

Paz de Cristo!

Angela disse...

Linda história, com palavras de sabedoria e verdade!Que nós sejamos sempre como o café, capazes de transformar o mundo com a força de nosso coração!
Quero também te agradecer pelo imenso carinho com meus filhos Joana e Gabriel. Que Deus a abençoe sempre mais, amiga Catarina!
Beijos no coração,
Angela

camouraneto@hotmail.com disse...

Parabéns Ti Taina! Você é a luz do nosso caminho. Beijos! D A D A.