quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Mês de maio e suas origens

É certo que, Afonso, o Sábio, rei de Castilha, já no século XIII, havia associado a beleza de Maria à beleza do mês de maio, em um dos seus cantos poéticos.
No século seguinte, o bem-aventurado dominicano Henri Suso, por ocasião da festa das flores, no primeiro dia de maio, costumava trançar, com belas e viçosas flores, delicadas coroas para a Virgem Maria.
Em 1549, o beneditino, de nome Seidl, publicou um livro intitulado “O mês de maio espiritual”.
São Filipe Neri já exortava os jovens a manifestar um culto particular a Maria, durante o mês de maio, reunindo crianças em torno do altar da Santa Virgem para oferecer-lhe as flores da primavera.
No correr do tempo, os jesuítas recomendavam que, na véspera do dia primeiro de maio, as pessoas deveriam erguer em seus lares, um altar a Maria, ornamentado com flores e luzes e, a cada dia do mês, a família deveria se reunir para fazer algumas orações em honra da Santíssima Virgem, antes de fazer um sorteio que indicaria, a cada um, a virtude que deveria praticar no dia seguinte.

Esta devoção mariana perpetuou-se, mundo afora, até os nossos dias.

Então, neste mês, ofereçamos a  Maria, flores e orações! E vamos entregar a ela, o que temos de mais precioso: a nossa família!

Nenhum comentário: