domingo, 30 de agosto de 2009

Para a catequese de Primeira Eucaristia

JESUS CHAMA SEUS COLABORADORES (Mt 4,18-25)



 Jesus vem provar para nós que era um homem de verdade, porque não trabalhou sozinho, mas quis cercar-se de pessoas que o ajudassem.
Chamou Levi, um publicano cobrador de impostos, que mudou de vida e passou a se chamar Mateus.
Chamou Pedro, pescador rude e meio cabeça-dura, para segui-lo e depois o nomeou chefe de sua igreja.Chamou também André irmão de Pedro, Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, que também eram pescadores. Filipe, Bartolomeu, Tomé, o outro Tiago filho de Alfeu, Judas Tadeu, Simão Zelador e Judas Iscariotes (Mc1, 14-20 Mc2,13-14 e Mc3 13-18 )
Com estes doze homens que eram os doze apóstolos, Jesus iniciou a Igreja Cristã. Ele convivia com estes homens ,ensinava- lhes mais profundamente
as verdades eternas e preparava estes homens para continuarem a fundação do Reino de Deus neste mundo, após sua morte . E estes homens deixaram tudo para seguir a Jesus por toda a parte, aprendendo e ajudando. 
Depois que Jesus foi para o Pai, estes homens foram pelo mundo afora, ensinar o que Jesus ensinou, fundar a igreja de Jesus. E foram sem medo, porque o próprio Jesus pediu que fossem pelo mundo anunciar a boa nova, pois ficaria com eles até o fim. 
Como vemos, Jesus não quis cumprir a missão sozinho, Ele quis dividi-la conosco, através dos apóstolos. Hoje, nós somos os apóstolos de Jesus neste mundo. Jesus nos ensina a conhecer a Deus e levar Deus aos outros. É o próprio Jesus quem nos diz : -“ Vão pelo mundo afora , levar o Evangelho aos povos batizando-os e ensinando-lhes o amor.”
Jesus está contando conosco para continuar sua missão neste mundo. Existem os padres , os bispos e o nosso Papa. Mas eles são poucos e os homens são muitos .Por isso , cada um de nós deve ser um novo apóstolo de Jesus nesta terra , espalhando aqui o Reino de Deus que é o amor, a justiça , a paz e a alegria entre todas as criaturas.


Complete os versículos usando as palavras que estão no barco. (Lc 5, 10-11)

“Disse ____________________: não _________________________;de agora em diante serás _________________________de homens .E arrastando eles os _____________________para a___________________,deixando ______________________, O ________________________.”


Preencha a cruzadinha para descobrir o nome dos doze discípulos de Jesus

Mateus: André: Pedro: Simão: João: Tiago: Bartolomeu:
Judas Tadeu: Judas Iscariotes: Tomé: Tiago irmão de João: Tiago filho de Alfeu: