sexta-feira, 8 de julho de 2011

As parábolas de Jesus

Jesus nos fala do Reino dos Céus através de parábolas

Para entender é preciso ler:
• Mateus 13,10-13 e Lucas 15,4-7
• Lucas 15,8-10, Lucas 8,4-15
• Lucas 13,6-9
• Lucas 10,29-37
• Lucas 15,11-32

Jesus falava do Reino de Deus às pessoas. Mas, para que elas pudessem entender melhor o que ele falava, Jesus explicava as suas mensagens por meio de Parábolas. Isto quer dizer, sempre contava história fazendo comparações, conforme as situações do momento.

Parábola era um modo de ensinar naquele tempo. Hoje em dia também fazemos muito isso. Por exemplo, quando o rapaz está com problemas na escola, muitas vezes, fala à mãe: "Mãe, eu estou enrolado na escola!" É claro que não está enrolado como um rolo de papel, mas sim com problemas. Jesus falava muito desse jeito, em comparações, a que chamamos parábolas. Por exemplo, para dizer que Deus é um Pai bondoso e perdoa sempre, contou a parábola do filho pródigo, também chamada de parábola do pai bondoso. Leia em Lc 15,11-32 e veja se não é isso mesmo!

PARÁBOLAS DE JESUS (folha da criança)

1- Lc 15,11-32 - a parábola do ______________________, também chamada de parábola do pai bondoso nos diz que Deus é um Pai bondoso e perdoa sempre.

2- Lc 13,6-9: A parábola da ____________________________nos diz que Deus nos trata com muita paciência, mas devemos aproveitar todas as chances que nos concede. Devemos colocar em prática todos os dons com que nos presenteia.
3- Lc 15,4-7: A parábola da __________________________ nos diz que, assim como o bom pastor deixou as noventa e nove ovelhas e foi atrás de uma que estava perdida, Jesus deixa aqueles que já que gostam bastante do Pai do Céu, para buscar os pecadores e aquelas pessoas que não conhecem o amor de Deus.
4- Lc 10,29-37: A parábola do ____________________________ nos diz que devemos fazer o bem para os outros, sejam eles amigos, inimigos ou desconhecidos. Nunca devemos vingar-nos ou fazer o mal a quem quer que seja. A violência atrai violência, mas o amor pode fazer desaparecer a ira.
5- Lc 8,4-15: A parábola do ______________________ nos diz que devemos acolher com amor e alegria a Palavra de Deus, para que nosso terreno seja fértil e dê frutos abundantes.
6- Lc 15,8-10, a parábola da ____________________________, nos diz que Deus tem muita misericórdia de nós, quer nos perdoar e  nos conduzir ao paraíso. Somente podemos ser ajudados por Deus se lhe dissermos "sim". Ele nunca nos forçará a aceitá-lo.
FOLHA DO CATEQUISTA

Parábolas de Jesus

1- Lc 15,11-32 - a parábola do filho pródigo, também chamada de parábola do pai bondoso nos diz que Deus é um Pai bondoso e perdoa sempre.

2- Lc 13,6-9: A parábola da figueira estéril nos diz que Deus trata-nos com muita paciência, mas devemos aproveitar todas as chances que nos concede. Devemos pôr em prática todos os dons com que nos presenteia
3- Lc 15,4-7: A parábola da ovelha perdida nos diz que, assim como o bom pastor deixou as noventa e nove ovelhas e foi atrás de uma que estava perdida, Jesus deixa aqueles que já que gostam bastante do Pai do Céu, para buscar os pecadores e aquelas pessoas que não conhecem o amor de Deus.
4- Lc 10,29-37: A parábola do bom samaritano nos diz que devemos fazer o bem para os outros, sejam eles amigos, inimigos ou desconhecidos. Nunca devemos vingar-nos ou fazer o mal a quem quer que seja. A violência atrai violência, mas o amor pode fazer desaparecer a ira.
5- Lc 8,4-15: A parábola do semeador nos diz que devemos acolher com amor e alegria a Palavra de Deus, para que nosso terreno seja fértil e dê frutos abundantes.
6- Lc 15,8-10, a parábola da moeda perdida, nos diz que Deus tem muita misericórdia de nós, quer nos perdoar e nos conduzir ao paraíso. Somente podemos ser ajudados por Deus se lhe dissermos "sim". Ele nunca nos forçará a aceitá-lo

6 comentários:

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Catarina que gracinha de desenho e super interessante a cruzadinha. Já copiei...rs
Paz de Cristo!

Semeando disse...

Bom dia, querida
eu não sei te dizer porque seu blog não está cadastrado no grupo Catequistas Unidos, vou pedir para verifiarem, ok?
muito obrigada pelo carinho e que Deus a abençoe muito!
beijinhos e fique na paz!

Cláudia de Jesus Pinheiro disse...

Catarina querida, estou sempre por aqui de olho em vc no seu blog lindo... me desculpe não ter incluído antes no Catequista Unidos. Por favor aceite minhas desculpas. Já incluí seu blog na lista e coloquei seu link na minha lateral.

Beijo no coração!

Jonathan Cruz disse...

TEM BRINCADEIRA LÁ NO BLOG PARTICIPE!!!!http://blogjonathancruz.blogspot.com/

Tereza Diniz disse...

Seja bem vinda ao grupo de Catequistas Unidos. Há muito já sou sua seguidora.

Lurdes da Silva Visintainer Pinheiro disse...

Oi Catarina, que maravilha de postagens, parabéns!
Gostaria que vc me informasse se as datas nas postagens do meu blog estão agora corretas, podes me fazer esta gentileza? Obrigada e grande abraço pra vc.
http://catequistadecca.blogspot.com