segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Vamos construindo pontes...











Um rio dividia a floresta no meio. De um lado vivia um leão e do outro a onça, e os dois viviam brigando. Um dia o leão falou para o jacaré:

- Eu vou viajar. Enquanto eu viajo, você vai construir um muro com o material que coloquei no jardim. Quando eu voltar quero encontrar um muro bem alto para não enxergar a onça do outro lado, assim termina todos os meus problemas.
O jacaré perguntou:
- Você quer fazer o muro ou resolver o seu problema?
O leão já bem longe respondeu:
- Não me crie mais problema, eu lhe contratei para acabar com meus problemas.
Quando o leão voltou levou o maior susto. O jacaré havia construído uma ponte no lugar do muro. Enfurecido foi procurar o jacaré, mas quando olhou, viu a onça vindo na ponte em sua direção. Que susto levou o leão, quando escutou a onça dizer:
- Caro leão, agora sei que você é um amigo de verdade. Mandou construir uma ponte apesar do desentendimento que tivemos, gostaria de me desculpar. O leão balançou sua juba, tentando por seus pensamentos em ordem:
- Eu mandei construir a ponte?! Você pediu “desculpas?
O leão estava ainda a falar, quando chegou o jacaré.
- Olá Dona Onça! Como vai Senhor Leão, foi bem de viagem? Espero ter resolvido o seu problema como me pediu.
- Parece que meus problemas realmente acabaram – respondeu o leão. Não tem muro impedindo que eu chegue até o rio, posso visitar a outra margem do rio e ainda ganhei uma amiga. Como você conseguiu isto?
- Senhor Leão, o mesmo material que constrói um muro, pode construir uma ponte – disse o jacaré- assim como, uma mesma situação pode ser usada para unir ou separar pessoas.
- Nós brigamos durante anos, que milagre aconteceu? – perguntou o Leão.
- Vou contar-lhes um segredo: “as palavras também fazem ponte”. O que você sentia pela onça mudou, quando a ouviu dizer “desculpe-me”. Por isto, as palavras como obrigado, por favor, bom dia, boa tarde, boa noite e desculpe-me, devem estar sempre prontas para serem ditas, até deixar nossa boca grande. E abrindo sua grande boca o jacaré dizia:
- Repitam comigo: Desculpe-me, obrigado, por favor...
E tudo que o Jacaré falava todos repetiam.
- Desde então a paz voltou a reinar na floresta. O Leão e a Onça convidaram o jacaré para ficar morando ali, mas o Jacaré se recusou dizendo:
- Obrigado, mas eu não posso. Tenho outras pontes para construir.

Reflita:
Muitas pessoas andam solitárias, porque usam a palavra para dividir.
As palavras fazem ponte, porque o destino da palavra é o coração.