sexta-feira, 29 de maio de 2009

ESPIRITO SANTO

Às vésperas da Solenidade de Pentecostes, transcrevo este texto de Padre Sidney Fabril, uma ajuda preciosa para todos nós catequistas.

1- O Espírito Santo é a 3a. Pessoa do Mistério da Santíssima Trindade, compreendida pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo. Todas as Pessoas deste Mistério são deuses, mas só há um Deus. O Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. As Pessoas deste Mistério atuam juntas em harmonia, mas são de ações distintas. O Espírito Santo é caminho para Deus Filho, que é caminho para Deus Pai.

2- O Espírito Santo atua desde a origem da Criação, de uma forma "escondida" na vida do mundo e do Povo de Israel. Ele é a energia (força) sobrenatural que move e harmoniza todo o Universo, dando vida e movimento à toda Criação de Deus.

3- O Espírito Santo, como Força do Alto e alma vivificante, é concedido aos cristãos no seio da Igreja através dos Sacramentos do Batismo e do Crisma (Confirmação), os quais, possibilitam a participação na herança do Reino de Deus e fortalecem para testemunhar Jesus Cristo no mundo.

4- O Espírito Santo só foi plenamente revelado por Jesus Cristo, quando Dele falou aos discípulos, e após Sua Morte e Ressurreição O enviou aos Apóstolos no dia de Pentecostes, no Cenáculo de Jerusalém, estando presente também Maria, a Mãe de Jesus, manifestando-Se com "vento", "ruídos", "estrondos" e "chamas de fogo". Após a manifestação do fogo abrasador do Espírito Santo sobre os Apóstolos, eles se tornaram corajosas testemunhas da Fé, anunciando Jesus Cristo a todas às Nações e Povos na "linguagem própria" do Espírito Santo. "Ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus!" (Atos 2, 11).

5- O Espírito Santo é a "alma da Igreja" de Jesus Cristo e dos cristãos que a ela pertencem, ou seja, é a vida espiritual, pois sem o Seu auxílio e a Sua ação (força) não podem subsistir nem crescerem espiritualmente, elevando-se em santidade para Deus, ou produzir os FRUTOS do Espírito.

6- O Espírito Santo é quem suscita em cada cristão a plena disposição para recordar, compreender e viver a doutrina de Jesus Cristo testemunhando e anunciando Sua VIDA, Seu NOME, Sua PESSOA e Seus ENSINAMENTOS no mundo e na vida cotidiana. "O Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade" (Jo 16, 13).

7- O Espírito Santo age em nós e por nós cristãos, para que sejamos dóceis às Suas inspirações e impulsos, a fim de que os "Frutos do Espírito" sejam manifestados pela Caridade, Castidade, Continência, Bondade, Benignidade, Longanimidade, Modéstia, Mansidão, Alegria, Paz, Paciência e Fidelidade. Os que vivem segundo o Espírito produzem os Frutos do Espírito, o que faz com que se torne uma "nova criatura".

8- É próprio do Espírito Santo agir de forma diversificada no coração das pessoas, na vida da Igreja e do mundo, sem contudo, prender-Se ou limitar-Se a pessoas "privilegiadas", pastoral, movimento, grupos ou organização religiosa. O Espírito Santo age onde, quando e como quer agir

9- O Espírito Santo suscita Dons, Carismas e Frutos no coração das pessoas; na Igreja, Ele age pela Autoridade e pelo Serviço dentro da Hierarquia Eclesiástica; e no mundo Ele espalha os "méritos" da salvação adquirida por Jesus para toda a humanidade construindo o Reino de Deus.

10- Os Dons do Espírito Santo regula a "vida moral" das pessoas (cristãos), que são sete (7): Sabedoria, Entendimento (Inteligência), Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus, os quais, são recebidos pelo Sacramento da Confirmação (Crisma), levando os cristãos a optarem e praticarem "atos bons" e a evitarem os "atos maus". <> (Salmo 110, 10).



11- Pela misericórdia de Jesus, o Espírito Santo concede "Graças Especiais" e temporárias chamadas de "CARISMAS", que serve para a edificação da Igreja , para o bem das almas e para a salvação do mundo, devendo ser reconhecidos por todos e aceitos pela Comunidade.

12- Os Carismas, como são graças temporárias, o Espírito Santo concede às pessoas pelo tempo que quiser e a quem quiser, ou seja, quem os recebe, não recebe por méritos próprios, mas pela misericórdia de Jesus. Os Carismas mais comuns são: libertação, cura, fé, línguas, profecia, interpretação e discernimento, os quais, devem ser exercidos segundo a caridade e a humildade.

13- Em contraposição à ação do Espírito sobressai os frutos da natureza corrupta (frutos da carne), que há em cada criatura, em conseqüência da herança do pecado original cometido pelos primeiros pais (Adão e Eva) na origem da Criação de Deus. Os que vivem segundo os impulsos da carne produzem os "frutos da carne", que são: impurezas, libertinagens, fornicação, maledicências, imoralidades, bebedeiras, embriagues, orgias, invejas, ciúmes, falsidades, falatórios, chocarrices, brigas, divisões, partidos, rixas, intrigas, inimizades, idolatrias, glutonarias, feitiçarias, bruxarias... e coisas semelhantes a estas. <<"Se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis">> (Rom 8,13). "O Espírito Santo convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo"(Jo 16, 8).

14- O Espírito Santo educador das almas fugirá da perfídia, dos pensamentos insensatos e não habitará no corpo sujeito ao pecado, repelindo todo tipo de maldade e iniqüidade; mas Ele transforma o corpo mortal pelo pecado em corpo espiritual, reeducando os impulsos e tendências naturais para serem dóceis à ação e inspirações do Espírito que purifica e santifica, pois a criatura humana é corpo e espírito.

15- O Espírito Santo vem em auxílio à nossa fraqueza, O Qual, reza em nós e por nós, orientando e iluminando a nossa forma de dirigirmos a Deus no diálogo da fé para rezarmos bem, pois , não sabemos como rezar, nem o que pedir nas orações, preces e rituais; e assim, fortalecidos pela ação do Espírito Santo, a oração se torna autêntica e verdadeira, o que capacita para sermos bons, puros, generosos, sensíveis às necessidades dos outros, sábios, prudentes e justos.

16- Após esta reflexão sobre a importância e conscientização da Pessoa do Espírito Santo, pode-se concluir que o objetivo de Jesus Cristo em relação à perfeição da criatura humana é fazer com que as tendências más da natureza humana (corpo/carne) sejam anuladas e mortas, dando lugar e espaço para a ação de um novo Espírito vivificante, santo e iluminado. Ele deseja uma criatura nova, uma Igreja nova e um mundo novo.

"Tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos" (Fil 4, 8).


Vem, Espírito Santo!

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